Classe, Atributo, Método, Herança e Polimorfismo

12-02-2012 19:52

Classe

 

Uma classe é uma abstração que define um tipo de objeto e o que objetos deste determinado tipo tem dentro deles (seus atributos) e também define que tipo de ações esse tipo de objeto é capaz de realizar (métodos).

 

Uma Classe não tem vida, é só um conceito. Mas os Objetos (animais, serem humanos, pássaros, etc) possuem vida. O seu cachorro rex é um Objeto (ou instância) da classe Cachorro. A classe Cachorro não pode ladrar, não pode fazer xixi no poste, ela apenas especifica e define o que é um cachorro. Mas Objetos do tipo Cachorro, estes sim podem ladrar, enterrar ossos, ter um nome próprio, etc.

 

Atributo

 

A criação de uma nova Classe é dividida em duas partes: os seus atributos e os seus métodos. Os atributos são variáveis que estarão dentro de cada um dos objetos desta classe, e podem ser de qualquer tipo. Por exemplo, a classe Cachorro poderá ter o atributo nome que será do tipo String. Assim, cada Objeto desta classe terá uma variável própria chamada nome, que poderá ter um valor qualquer (Rex, Frodo, Atila, ...).

 

Método

 

Métodos serão as ações que a Classe poderá realizar. Quando um objeto desta classe receber uma mensagem de algum outro objeto contendo o nome de um método, a ação correspondente a este método será executada. Por exemplo, caso um objeto da classe Dono envie uma mensagem para um objeto do tipo Cachorro falando "sente", o cachorro irá interpretar esta mensagem e consequentemente irá executar todas as instruções que foram especificadas na classe Cachorro dentro do método sente.

Um construtor tem uma função especial: ele serve para inicializar os atributos e é executado automaticamente sempre que você cria um novo objeto.

 

Herança

 

Uma classe pode estender todas as características de outra e adicionar algumas coisas a mais. Desta forma, a classe Ser Humano será uma especialização (ou subclasse) da classe Animal. A classe Animal seria a classe pai da Ser Humano, e logicamente, a classe Ser Humano seria a classe filha da Animal.

 

Herança é um mecanismo que permite que características comuns a diversas classes com comportamentos comuns ou parecidos, sejam abstraídas e centralizadas em numa classe base, ou superclasse.

 

Polimorfismo

 

Um dos conceitos mais complicados de se entender, e também um dos mais importantes, é oPolimorfismo. O termo polimorfismo é originário do grego e significa "muitas formas".

Na orientação a objetos, isso significa que um mesmo tipo de objeto, sob certas condições, pode realizar ações diferentes ao receber uma mesma mensagem. Ou seja, apenas olhando o código fonte não sabemos exatamente qual será a ação tomada pelo sistema, sendo que o próprio sistema é quem decide qual método será executado, dependendo do contexto durante a execução do programa.

Polimorfismo é o princípio pelo qual usamos objectos construídos a partir de uma árvore de herança, através de referências do tipo de uma superclasse da hierarquia.

 

**Este artigo teve a ajuda do PowerPoint fornecido pela Professora de Linguagem de Programação e ao site: https://www.hardware.com.br/artigos/programacao-orientada-objetos/**

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.