História da POO

12-02-2012 19:11

 

O termo Programação Orientada a Objetos foi criado por Alan Kay, autor da linguagem de programação Smalltalk. Mas mesmo antes da criação do Smalltalk, algumas das ideias da POO já eram aplicadas, sendo que a primeira linguagem a realmente utilizar estas idéias foi a linguagem Simula 67, criada por Ole Johan Dahl e Kristen Nygaard em 1967.

 

Anos 70:

- Queda dos preços dos computadores.
 
- Consequentemente houve a proliferação do uso dos computadores.
 
- Cresceu o recurso a diferente software.
 
- As técnicas de desenvolvimento de software utilizadas até então não eram suficientes para contornar os problemas existentes no desenvolvimento de   sistemas.
 
- Surge a programação estruturada, seguida pelo conceito de sistemas estruturados .
 
 
 

As técnicas de desenvolvimento estruturado tentavam oferecer soluções para os problemas do desenvolvimento de sistemas a partir dos seguintes princípios:

 

- Abstração: Para resolver um problema, o analista deveria analisá-lo separadamente dos demais, ou seja, abstrair os detalhes.

 
  - Formalidade: O analista deveria seguir um caminho rigoroso e um método para solucionar um problema.
 
 
 

As técnicas de desenvolvimento estruturado tentavam oferecer soluções para os problemas do desenvolvimento de sistemas a partir dos seguintes princípios:

 

- Dividir para conquistar: O analista deveria dividir o problema em partes menores, independentes e com possibilidade de serem mais simples de entender e solucionar.
 
- Disposição hierárquica: O analista deveria organizar os componentes da solução do problema na forma de uma árvore com estrutura hierárquica. O sistema seria entendido e construído nível a nível, onde cada novo nível acrescentaria mais detalhes ao anterior.
 
 
 

Nos últimos tempos as novas aplicações têm vindo a caracterizar-se por:

 

- Grande interação com o utilizador.
- Uso de interfaces gráficas (GUI) com o sistema operativo.
- Necessidade permanente de alteração e expansão, dada a velocidade de mudanças na tecnologia de hardware.
- Interação com outros sistemas, possibilitando a troca de dados entre estes.
- Portabilidade SO para diversas plataformas e SO’s.
 
 

Com a inovação:

--> Nasce a programação orientada a objetos (POO).  

Porém o conceito de programação orientada a objetos não é novo.

  - No final da década de 60, a linguagem Simula67, desenvolvida na Noruega, introduzia já alguns conceitos  que são hoje encontrados nas linguagens   orientadas a objetos.  
  - Em meados de 1970, o Centro de Pesquisa da Xerox (PARC),  desenvolveu a linguagem Smalltalk, a primeira totalmente orientada a objetos.  

        - No início da década de 80, a AT&T lança a Linguagem C++, uma evolução da linguagem C em direção à orientação a objetos. 

      - A programação orientada a objetos é uma evolução da programação procedimental.  

 

- Numa linguagem procedimental, é possível utilizar variáveis simples (para armazenar números inteiros), variáveis mais complexas fornecidas pela própria linguagem (array), e ainda variáveis complexas definidas pelo utilizador: a estrutura (struct).  Sendo uma estrutura, uma variável que serve de “pai” para outras variáveis.
 
 

Algumas das novidades da POO.

   

- A linguagem do analista e do utilizador passam a ser semelhantes, por se referirem a objetos.

 

- Pode utilizar-se um mesmo objeto em diferentes sistemas, aumentando a produtividade do processo de desenvolvimento.

 

- Se a biblioteca de objetos for independente do SO utilizado, ao mudar-se a plataforma ou o SO, basta recompilar o programa. 

 

Gerações

Primeira geração: Linguagem máquina.
 
Segunda geração: Criaram-se as primeiras linguagens usando mnemónicas para facilitar a construção dos programas, por exemplo o assembler.
 
Terceira geração: Criam-se as primeiras linguagens de alto nível. Ex: C,   Pascal, Cobol…
 
Quarta geração: São linguagens capazes de gerar código por si só, são os chamados RAD, com o qual pode-se realizar aplicações sem ser um expert na linguagem. Aqui também se encontram as linguagens orientadas a objetos, tornando possível a reutilização de partes do código para outros programas. Ex: Visual, Natural Adabes…
 
Quinta geração: Aqui encontram-se as linguagens orientadas à inteligência artificial. Estas linguagens ainda estão pouco desenvolvidas. Ex: LIS.
 
 
**Este artigo teve a ajuda do PowerPoint fornecido pela Professora de Linguagem de Programação e ao site: https://www.hardware.com.br/artigos/programacao-orientada-objetos/**
 
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